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As técnicas de otimização de sites (SEO) possuem o objetivo de melhorar o posicionamento de determinada página entre os primeiros resultados apresentados pelo Google ao buscar por determinado termo definido pelo usuário. Qualquer estratégia de marketing digital precisa da aplicação de técnicas de SEO para alcançar o topo e ocupar um lugar privilegiado. Ser destaque nas melhores posições é como exibir um selo de qualidade no mecanismo de busca.

Na sua página de resultados, após a busca realizada pelo usuário, o Google destaca o que considera como as melhores respostas para as requisições do usuário. Estar entre as melhores posições não rende qualquer prêmio ou condecoração, mas a recompensa pode ser bem melhor do que isso, dependendo da pesquisa realizada, podendo atrair milhares de acessos ao seu site ou blog.

No entanto, apenas um resultado pode ocupar o primeiro lugar de maneira orgânica sem pagar para estar nesta posição. De acordo com dados do Hubspot, cerca de 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados. Ainda, outros estudos sugerem que menos de 10% vão além dela. É como se o conteúdo das páginas adiante não existisse.

Assim, aprender técnicas de SEO torna-se importante para não ser apenas mais um entre o restante das páginas, mas estar focado nas primeiras posições do Google.

Faça uma análise de seus concorrentes

Você conhece a técnica de benchmarketing, quando empreendedores ficam de olho na concorrência? É como espiar a grama do vizinho para descobrir por que ela é tão verde e saudável.

Quando aplicamos técnicas de SEO, o benchmarking torna-se necessário, pois começar uma estratégia do nada é muito mais trabalhoso, sem uma referência que indique o que pode dar certo ou não. Sites concorrentes, que são aqueles que disputam o mesmo público que o seu, já estão no mercado há bem mais tempo. Nesse período, erraram e acertaram bastante, o que nos deixa lições importantes.

Para realizar a análise, basta usar ferramentas que permitem identificar onde a concorrência está levando vantagem. O pulo do gato está em obter insights sobre as palavras-chave que podem ser incluídas em sua estratégia.

A identificação das palavras-chave relacionadas ao seu projeto com as melhores oportunidades para gerar tráfego orgânico e qualificado é de essencial importância. Você pode, por exemplo, primeiramente listar todos os assuntos que julgar interessantes para depois verificar o seu desempenho individual em uma ferramenta de análise de palavras-chave.

Você deve fazer essa análise até que tenha uma planilha com os assuntos e temas escolhidos para trabalhar na estratégia, podendo ter até centenas ou milhares de palavras-chave dependendo do projeto.

Escolha as melhores termos e palavras-chave

Continuando na aplicação das técnicas de SEO, será necessário escolher os melhores termos e palavras-chave para seu projeto. Comece com a sua lista final de palavras-chave relacionadas ao projeto.

Para esta definição, precisamos utilizar ferramentas disponíveis online, algumas pagas e outras gratuitas, ficando a seu critério. Na ferramenta você vai identificar o volume de busca de cada termo, a dificuldade relacionada com o ranqueamento e outros dados, dependendo da ferramenta utilizada.

Após identificar as principais palavras-chave, você vai procurar outros termos relacionados para abranger o maior número de variações. É importante dizer que esse trabalho deve ser realizado com cada uma das palavras-chave relevantes para o seu projeto.

Crie conteúdo de qualidade

Após a escolha das palavras-chave, para iniciar a produção do conteúdo, é preciso novamente observar a concorrência. Para tomar os primeiros lugares no Google, será necessário oferecer uma resposta melhor e mais completa do que aqueles que estão na liderança.

Isso pode ser feito através da análise de SERP, que é a sigla de Search Engine Results Page, ou página de resultados do Google. Acesse especialmente os três primeiros colocados do resultado de busca, observando o título que utilizaram, as divisões com subtítulos no texto, o uso de imagens e de vídeos, além do número de palavras que cada um escreveu.

Não há uma regra específica que define que o maior conteúdo sempre vence, mas é correto imaginar que ele tende a oferecer uma resposta mais completa para a busca do usuário. Assim, para passar a concorrência, vale escrever mais conteúdo de qualidade, trazendo mais informações e caprichar nas fotos. É importante ter foco na intenção do usuário ao realizar a busca.

Conquiste backlinks de qualidade

Todo o esforço e empenho na escolha das palavras-chave certas e na produção do conteúdo de alta qualidade não serão suficientes para alcançar o topo, pois sem backlinks, você não vai conseguir muita coisa.

Os backlinks são as ligações entre diferentes páginas, quando o conteúdo de uma aponta para a outra. Neste caso, criar links entre os seus próprios artigos produz algum resultado, mas o grande desafio é conseguir que sites de terceiros, preferencialmente sites relevantes, criem ligações para o seu conteúdo.

O próprio conteúdo tende a atrair backlinks quando possui relevância e alta qualidade, mas você pode conseguir também através de guest posts ou infográficos bem elaborados.

Otimização da velocidade de acesso ao site

O tempo ideal ou máximo para o carregamento do site é de 3 segundos, segundo o próprio Google. A velocidade de um site é de extrema importância na estratégia de forma proporcional ao aumento na utilização dos dispositivos móveis como meio de acesso à internet.

O Google inclusive já confirmou que a velocidade é um fator de ranqueamento em dispositivos móveis, sendo preciso fazer um bom trabalho na otimização da navegação no site.

Dados de experiência de usuários demonstram que 40% simplesmente saem da página se esta não completar o carregamento em três segundos.

Assim, para garantir os resultados de SEO, será preciso otimizar suas imagens, utilizar o cache no navegador, entre outras técnicas de otimização.

Necessidade de um site mobile-friendly

Um site mobile-friendly é aquele que se adapta ao acesso via dispositivos móveis, garantindo uma melhor experiência ao usuário, preferencialmente que tenha um design responsivo.

Se o site for acessado por um tablet, o design terá um ajuste diferente da exibição em um smartphone. Você precisa garantir que isso aconteça para não ficar para trás no que diz respeito à experiência do usuário.

Utilize AMP (Accelerated Mobile Pages), um projeto que nasceu da colaboração entre Google e Twitter para melhorar a velocidade de navegação em dispositivos móveis. Sua característica principal está na redução dos recursos mais básicos da página, estes que são responsáveis por retardar o tempo de carregamento.

A otimização de suas páginas para o AMP requer algum conhecimento sobre configuração de sites, sendo necessário um desenvolvedor web para realizar esta tarefa.

Conclusão

Através deste artigo você identificou algumas técnicas de SEO, desde o conteúdo de qualidade até a experiência do usuário, inclusive e principalmente em dispositivos móveis. Os detalhes podem fazer toda a diferença, pois SEO não é uma ciência exata.

Aplicando estas técnicas em uma estratégia de marketing digital, você vai alcançar os resultados almejados após algum tempo de aprendizado, mas que serão estabelecidos de forma consistente.

Bom trabalho rumo ao topo.

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